sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Setembro e outubro para as crianças no Centro Cultural da Malaposta


O espetáculo "Às Crianças" é composto por três contos do livro Contos Negros para os Filhos dos Brancos, de Blaise Cendrars - "O Pássaro da Cascata", "Porque é que Ninguém Leva o Caimão para o pôr na Água" e "O Vento".

No primeiro, a criança lida com a noção de perda quando, ao ganhar algo, isso lhe é retirado por vários elementos da Natureza. De seguida, um caçador apercebe-se de quão valiosa é a bondade, e da importância de preservar a confiança no outro; no último conto, revela-se as diferentes facetas do vento, as suas qualidades e os seus segredos.

Nas três histórias reflete-se sobre a vida na comunidade, a sua inserção no meio circundante, e sente-se uma consciência ecológica manifesta no caráter amoral e consequente da Natureza. Não são bem fábulas, embora os animais falem, pois não estão em lugar do Homem: os animais são a Natureza na sua força primordial. Valores como a solidariedade e a justiça, ou a importância da experiência e da integração na comunidade trespassam as narrativas.

O espetáculo decorre de 21 de setembro a 20 de outubro e os bilhetes têm preços que variam entre os 5 e os 8 euros. As sessões são de terça a sexta-feira às 10h30 e às 15h00; aos sábados às 16h30 e aos domingos às 11h00.

O Teatro ABC.PI - Associação Cultural e Artística, nasce da união de jovens atores e do encenador Rogério de Carvalho, dispondo-se a criar novos públicos e a conciliá-lo com obras artísticas de grandes autores de carácter universal. Revela-se profissionalmente em 2005, com o espetáculo A Apologia de Sócrates, de Platão, no 22º Festival Internacional de Teatro de Almada, onde recebe a distinção da crítica de Teatro do Jornal Expresso.

O Centro Cultural da Malaposta fica na Rua Angola, em Olival Basto.

Sem comentários:

Enviar um comentário