sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

3ª edição da Escola Amiga da Criança premeia Escola da Amadora

 

O projeto Palavras com Sabores e Afetos, da Escola EB 2/3 Cardoso Lopes, localizada na Amadora, arrecadou o galardão na categoria "Saúde", da 3ª edição da iniciativa Escola Amiga da Criança. Este projeto pretende promover os hábitos de leitura, a alimentação saudável e a prática de desporto, com o intuito de combater a obesidade infantil.

Palavras com Sabores e Afetos, é o nome atribuído ao conjunto de projetos dinamizados na Escola EB.2,3 Cardoso Lopes, que visam essencialmente despertar e incentivar o interesse dos alunos para a leitura.

Os projetos intitulados "Pela Escola... Com Tachos e Livros!" e "Em Casa... Com Tachos e Livros!" têm como objetivos promover a literacia e a educação para a saúde. Através da dinamização destes dois projetos a escola procura que as crianças e jovens sejam progressivamente capacitadas a fazer escolhas saudáveis e conscientes. Pretendem, ainda, desenvolver nos alunos competências que lhes permitam adotar estilos de vida saudáveis prevenindo desta forma a obesidade, a diabetes tipo 2, as cáries dentárias e as doenças cardiovasculares.

O Projeto "Pela Escola... Com Tachos e Livros!" consiste na confeção de um prato saudável em qualquer espaço da escola, por alunos, professores e assistentes operacionais. Esta confeção é gravada e os vídeos são colocados na internet para que possam ser visualizados por toda a Comunidade Educativa. No final desta confeção, os alunos leem um excerto de uma obra requisitada, por eles, na Biblioteca Escolar.

"Em Casa... Com Tachos e Livros" trata-se de um projeto que visa aproximar e envolver as famílias dos alunos com a escola. Neste projeto, alunos, famílias e professores confecionam, nas suas casas, pratos saudáveis. No final desta confeção existe sempre a leitura de um excerto de uma obra requisitada na Biblioteca Escolar. Esta leitura é feita por alunos individualmente, ou com um elemento da sua família ou, então, por professores.

O Projeto "Zumba com Chá e Livros..." tem como objetivos contribuir para a formação de leitores autónomos, promover as boas práticas alimentares e incentivar os alunos para a prática do exercício físico. Este projeto dinamizado na Biblioteca da escola inicia-se sempre com uma sessão de zumba, com a duração de 15 minutos. Após esta sessão de zumba, os alunos leem fontes históricas ou excertos de uma obra que promova a Cidadania, manifestam as suas opiniões sobre as leituras efetuadas e colocam questões sobre as mesmas. Posteriormente os alunos são convidados a participar num lanche onde podem beber chá, consumir fruta, bolos e pão confecionados com ingredientes saudáveis.

Os Projetos "10 Minutos a Ler" e um "Livro Sempre à Mão" pretendem que os alunos visualizem a leitura como um ato de prazer. Nestes projetos, os alunos são convidados a lerem em sala de aula, na Biblioteca Escolar ou ao ar livre obras que fazem referência a afetos, à amizade, à importância da partilha, à compreensão, à inclusão e à defesa dos direitos humanos.

Por fim, o Projeto "Mala dos Afetos" consiste na gravação de um vídeo onde alunos e professores leem, geralmente, um poema original e uma história. Estes vídeos terminam com uma dança ou canção e destinam-se a crianças hospitalizadas, idosos ou meninos com incapacidades cognitivas ou motoras que não frequentam a escola.

O vencedor desta categoria vai ficar com a sua biblioteca recheada de livros LeYa, no valor de 500 euros, bem como usufruirá de prémios por partes de parceiros que se associaram à iniciativa. De destacar a oferta adicional pela note! de um cheque-oferta no valor de 1000 euros em materiais escolares.

A terceira edição da Escola Amiga da Criança contou com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fundação Altice, REN, note!, Católica Business School, Sociedade Ponto Verde, Associação Mutualista Montepio, The Inventors, Fábrica Centro Ciência Viva, EKUI, Associação ACEGIS, Solfut, Maped e ANEBE com o projeto "Menores nem uma Gota" em parceria com Secretaria Regional da Saúde da Região Autónoma da Madeira.

Sem comentários:

Publicar um comentário