segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

O primeiro livro infantil sobre Endometriose é português e já está nas livrarias

 


A Endometriose - que se caracteriza pelo aparecimento de tecido similar ao do endométrio fora do útero -, é uma doença complexa que provoca dores pélvicas crónicas incapacitantes, infertilidade e outros sintomas de relevo. Existem diversas teorias sobre a sua origem não havendo ainda um consenso.

"A Endometriose é ainda pouco falada e conhecida. É uma doença com um diagnóstico, geralmente, demasiado tardio. A falta de informação e a desvalorização da sintomatologia fazem com que muitas mulheres vivam anos sem saber que sofrem desta condição, inclusive, por verem as suas queixas desvalorizadas clinicamente. Mas a Endometriose existe, é real, leva órgãos, sonhos e vidas. E é por isso que este livro é tão importante. Porque chega com o intuito de sensibilizar não só as crianças como os seus cuidadores!", afirma Susana Fonseca, autora do primeiro livro infantil do mundo sobre Endometriose, lançado com a chancela da Sana Editora e com ilustrações de Inês de Freitas. 

"A Barriga Estragada da Mamã" é uma história fantástica pela simplicidade com que é contada. A ambivalência de um percurso de vida marcado pela dor e pelo sofrimento provocado pela doença e a felicidade de ter conseguido ser mãe é contada com ajuda das perguntas inocentes de Bi, dando a conhecer a doença, que continua a ser desconhecida para muitos. A perceção e diagnóstico precoce é de suprema importância. Só assim é possível agir atempadamente através de uma equipa multidisciplinar, minimizando as consequências da doença.

 Susana Fonseca nasceu em Leiria, no ano de 1984. Concluiu a sua licenciatura em Ensino Básico e o Mestrado em Psicologia Clínica, mas foi no dia em que recebeu o seu diagnóstico de Endometriose, em fevereiro de 2010, que descobriu a sua missão de vida. Em 2013 fundou a Mulher Endo - Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose, da qual é ainda hoje Presidente. A leitura e a escrita sempre fizeram parte da sua vida e a sua estreia oficial no mundo da literatura infantil começa com "A Barriga Estragada da Mamã".

Sem comentários:

Enviar um comentário