sexta-feira, 31 de maio de 2019

Catarina Requeijo apresenta "Muita Tralha, Pouca Tralha"



Catarina Requeijo, atriz e criadora da peça para infância "Muita Tralha, Pouca Tralha", uma co-produção do Teatro Maria Matos e Formiga Atómica, Associação Cultural, traz-nos um espetáculo temático para o Dia da Criança - dia 1 de junho - no Centro Cultural da Malaposta.

Este espetáculo surgiu de um convite de Susana Menezes, programadora para a infância do Teatro Maria Matos. Anteriormente, Catarina Requeijo tinha feito um espetáculo a convite do programa "Descobrir", da Fundação Calouste Gulbenkian - A Grande Corrida (2012) - que conta as aventuras de uma automobilista chamada Manela que, apesar dos obstáculos que surgem ao longo da prova, nunca desiste e acaba por receber o primeiro prémio. A simplicidade dos recursos cenográficos (Maria João Castelo) e a eficácia do texto em rima (da Catarina e Inês Barahona), com uma estrutura de acumulação e repetição que permite a interação com o público, fizeram com que o espetáculo circulasse por muitos locais distintos e fosse bem recebido. Um desses locais foi o Teatro Maria Matos, em Lisboa.

O pedido da Susana Menezes foi no sentido de criar um outro espetáculo de características semelhantes, um espetáculo "todo-o terreno".

«Todo o processo foi bastante hilariante e prazeroso, desde a escrita do texto, à descoberta da relação com os objetos, à escolha do figurino, ao processo de ensaios. No entanto, talvez possa destacar uma situação: pensei neste projeto para dois atores, um casal, e foi assim que começámos os ensaios. Por motivos de força maior, o ator teve de desistir, a estreia estava próxima e tínhamos de encontrar uma solução. Lembro-me muito bem de um dia chegar ao Maria Matos e fazer um ensaio de improvisação em que alternava entre as duas personagens - Odete e Alfredo. Foi um pouco esquizofrénico, mas muito cómico e acabou por ser essa a solução final», diz Catarina Requeijo.

Aqui fica o link para os bilhetes de "Muita Tralha, Pouca Tralha".


Sem comentários:

Enviar um comentário